domingo, 14 de novembro de 2010

O charmoso bairro de Palermo

Todos os dias são bons para passear e conhecer este bonito bairro. Tem sem dúvidas o maior número de espaços verdes em parques, bosques e praças. Antigamente - fim do século XVI -, foi um campo de frutas e vides, propriedade de Juan Dominguez Palermo. A ele deve seu nome Palermo Chico (Pequeno) se caracteriza por sua exclusividade e pela ausência de lojas. As suas ruas são em forma circular quase formando um pequeno labirinto. Ao percorrê-las, podemos observar os suntuosos palácios de arquitetura francesa com seus grandes jardins. Palermo Viejo (Velho) é um bairro antigo com ruas largas e contornadas por árvores, o qual nos últimos anos tornou-se um bairro muito atraente. Este bairro é, por sua vez, dividido em Palermo Soho e Palermo Hollywood, entre as quais, você encontra: opções gastronômicas, lojas de grandes estilistas e decoração.


Palermo Bosques e lagos
Jardim Japonês: Foi doado em 1979 pela comunidade japonesa, na Argentina. O local reproduz um jardim tradicional japonês. Tem um lago com carpas multicoloridas, uma cachoeira, um jardim seco de estilo zen, um espaço para meditação, uma casa de chá e um restaurante.

Planetário Galileo Galilei: Conta com cinco andares e uma sala circular de 20 metros de diâmetro com 360 lugares para espectadores sentados. Em sua cúpula semi-esférica – com seu interior coberto com lâminas de alumínio – é projetada a abóbada celeste.

Os Lagos: Os lagos artificiais são rodeados por espécies vegetais como: Tipas, Eucaliptos, Talas e Umbus. É possível alugar barcos a remos ou pedalinhos e desfrutar do parque.

Hipódromo Argentino de Palermo: Foi inaugurado em 1876. A Tribuna Oficial e a Confeitaria Paris são partes do patrimônio arquitetônico da cidade. Com uma área de sessenta hectares, tem três pistas de areia. É considerada uma das melhores do mundo.

Palermo Chico
Barrio Parque:
Foi realizado pelo arquiteto Carlos Thays em 1912, quem o concebeu como um bairro de curvas e diagonais, com uma grande quantidade de vegetação nativa. Foram construídos edifícios clássicos e é atualmente uma distinguida área residencial.

Casa de Victoria Ocampo: Obra conjunta do arquiteto Alejandro Bustillo e Victoria Ocampo, construída em 1929. Sua proprietária era uma figura importante do ambiente literário argentino durante o século XX e fundadora da revista Sur.

Museu Motivos Argentinos José Hernández: Trata-se de um museu de arte popular com coleções que incluem artesanato tradicional e contemporâneo, nas áreas de pratas, haste, osso, cabaça, madeira, couro, ferro, cerâmica, cestas, têxteis, vidro, imagens e instrumentos musicais.

Museu de arte Latino-americano de Buenos Aires (MALBA): Foi fundado em 2001 com o objetivo de colecionar, preservar, estudar e difundir a arte latino-americana desde o início do século XX. O museu abriga a coleção de Eduardo Constantini, com obras de Frida Kahlo, Wilfredo Lam, Roberto Matta, Diego Rivera, Antonio Berni, Jorge de la Vega, Tarsila do Amaral, entre outros.

Palermo Soho, Viejo e Hollywood
Praça Itália:
No centro há um monumento a Giuseppe Garibaldi, inaugurado em 1904, incansável lutador pela causa da unidade italiana.

Zoológico de Buenos Aires: Foi criado a mais de cem anos. Tem uma grande variedade de espécies animais e uma arquitetura que reproduz obras clássicas de todo o mundo. O portal de entrada é uma cópia do Arco Triunfal de Tito em Roma, o Palácio dos Elefantes é uma réplica do Templo da Deusa Nimaschi em Bombaim. Ozoológico também possui muitas obras de arte. Jardim Botânico: Foi inaugurado em 1898 e é considerada a obra mestra do arquiteto e paisagista francês Carlos Thays. O parque ocupa uma área de 7,5 hectares, e há mais de cinco mil espécies plantadas de árvores de todo o mundo. Está agrupado em diferentes setores.

Praça Julio Cortazar: É o coração de Palermo Soho, bem conhecida por sua atmosfera boêmia. Nas proximidades se encontram bares, restaurantes, livrarias, estúdios de artistas, lojas de móveis, etc.
Passagens de Palermo Soho: Estes são vestígios de uma urbanização falhada, um bairro da classe trabalhadora. Nestas passagens estão localizadas algumas das casas mais exclusivas.
Palermo Hollywood: Seu nome é devido à presença de estúdios cinematográficos e de empresas de produção televisiva e de rádio. A área é distinguida por seus bares e pela qualidade de seus restaurantes: cozinha internacional, cozinha étnica e pratos de autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário