terça-feira, 23 de novembro de 2010

Modernidade e Sofisticação

Localizado no meio de uma faixa costeira onde se ergueram antigas docas (enormes abrigos onde no passado eram armazenadas as cargas que eram trazidas ao porto) que foram recicladas para dar vida a elegantes escritórios e luxuosos restaurantes. Puerto Madero representa um ponto de encontro ao meio-dia de muitos portenhos, de executivos a funcionários, e é, sem dúvida, um dos lugares mais destacados que a cidade oferece ao turismo.

Ideal para passeios de bicicleta ou a pé e, aproveitando seu caminho de pedestres. Puerto Madero está composto por 16 docas e cinco diques, embora, durante muito tempo estiveram abandonados. Este é um bom lugar, com excelente iluminação e segurança da marina. Apesar de ser o bairro menos povoado – com 500 mil habitantes -, recebeu o maior investimento dos últimos cinco anos.


Obra de um engenheiro

Buenos Aires possuía problemas em relação ao descarregamento de navios em sua costa devido à baixa profundidade do rio da Prata. Os navios tinham que desembarcar seus passageiros e mercadorias em outras embarcações até chegar a terra. Em 1882 o governo federal contratou a Eduardo Madero - razão do nome do bairro -, para ser encarregado da construção de um novo porto para resolver esses contratempos.

Demorou 20 anos em construir-se e, quando esteve pronto já era um porto velo, os navios haviam aumentado os tamanhos nesse tempo. Com isso o engenheiro Luis Huergo propôs a criação de outro porto, foi criado o “Puerto Nuevo” (Porto Novo), que opera até os dias atuais. Esse, concluído em 1926, deixou Puerto Madero supérfluo fazendo seus arredores serem uma das áreas mais degradadas da cidade.

Em 1989, se criou uma sociedade anônima denominada “Corporação Antigo Puerto Madero”, os governos da Nação e da cidade participaram como parceiros igualitários. A instituição visava à urbanização da área, o que interessou à iniciativa privada. O acordo assinado dava a transferência da totalidade da área para a Puerto Madero Old Corporation SA, enquanto o governo da cidade ficou encarregado da regulamentação do desenvolvimento urbano.

Caminhe por aquí

Yacht Club Puerto Madero: Foi inaugurado em 1997. Tem um club house flutuante de dos mil metros e três andares. Suas 250 amarras oferecem de serviços de eletricidade, água potável, televisão a cabo, telefone, serviço de limpeza, manutenção e reparação náuticas.

Navio Museu Corbeta Uruguay: É a mais antiga embarcação argentina. Construído em 1874, na Inglaterra, foi navio escola da Marinha Argentina entre 1877 e 1880. Sua missão mais famosa foi o resgate em 1903 da Expedição Antártida sueca, que havia naufragado aprisionada pelo gelo na Antártida. Possui 85 metros de comprimento e 13,3 metros de largura.
Navio Museu Fragata Sarmiento: Sua construção foi encomendada por Comodoro Rivadavia a um estaleiro em Birkenhead, Inglaterra em 1898. A fragata de três mastros, de 85 metros de comprimento e 13 metros de largura, foi navio escola da Marinha Argentina. Após superar navegar um bilhão de milhas (39 viagens pelos mares em todo o mundo), a fragata parou de navegar em 1961.

Ex-Gran Hotel de Imigrantes: Foi neste local onde pisaram no solo argentino pela primeira vez milhares de imigrantes, legalizaram seu estatuto e receberam abrigo, alimentação e cuidados médicos.

Ponte da Mulher: um trabalho do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. A construção levou 12 meses e foi concluída em 2001.

Edifício “Molinos Río de la Plata”: Concluído em 1902, ele acompanhou a época mais prósperas do porto de Buenos Aires. Os silos de tubos telescópicos permitiam organizar a carga e descarga de mercadorias em função do tempo de armazenamento.
Fonte das Nereidas:
Está localizada em frente ao Centro de Museus da cidade, obra da tucumana Lola Mora. A peça, que foi inaugurada em 1903, foi esculpida em mármore Carrara e representa o mítico nascimento de Vênus. O verdadeiro significado desta escultura está relacionado com a criação do ideal de beleza feminino. Atualmente a escultura é considerada como uma das mais importantes da cidade, e foi declarada Monumento Histórico Nacional.

Molino Porteño (Moinho Portenho): Construído em 1891, produziu farinha até 1956. Seu estilo reflete a arquitetura funcional portuária e foi declarado parte do patrimônio nacional.

Reserva Ecológica: Trata-se de uma área verde de 360 hectares com características únicas. Suas terras foram tomas do rio e foram aterradas artificialmente, mas com o passar dos anos foi tomada por um grande número de espécies de plantas típicas das áreas ribeirinhas do Rio de la Plata e do litoral. A área foi declarada Parque Natural e Zona de Preservação. Estabelecida como área de passeio, pode ser vista a partir dos mirantes, e percorrida a pé ou de bicicleta, por diversos caminhos que levam até o rio.

Museu de Calcos e Escultura Comparada: Localizado na Escola de Belas Artes de Cárcova. Os museus foram inaugurados em 1928, juntamente com a Escola de Belas Artes nomeado Ernesto de la Cárcova. Ele preserva uma vasta coleção de réplicas de obras de escultura. Muitas peças em exposição foram obtidas com um molde direto do original. Aí podem ser vistos esculturas como: David, de Miguelangelo, a Vênus de Milo e, outras obras de arte grega, romana, etc.





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