domingo, 21 de novembro de 2010

Malbec, símbolo de uva argentina

A produção de vinho forma parte da economia argentina em três formas: a compra pelos próprios argentinos, as exportações e o turismo relacionado ao vinho.
A Argentina tem muitos tipos de uvas na produção hoje, o mais famoso é o Malbec. Outras variedades de uvas que produzem vinhos vermelhos incluem Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Pinot Noir, Tempranillo, Bonarda e Sangiovese, entre outros.
Há também boas espécies de uva branca, incluindo Torrontés, Chardonnay, Chenin, Sauvignon Blanc, Semillon, Riesling, a Viognier e Gewürztraminer, entre outros. Embora a Argentina é mais conhecida pelos seus vinhos tintos, os vinhos brancos também são de alta qualidade.

Malbec, a uva emblemática do país

O livro El Malbec Argentino, do autor Gustavo Chorén, afirma que a Malbec chegou à Mendonza em 1853, vinda do Chile junto de várias outras cepas francesas. O primeiro vinhedo de Malbec foi reconhecido oficialmente em 1856, na região de Godoy Cruz.

Originária do sudoeste da França, onde é conhecida também pelo nome de Cot, a uva Malbec parece ter encontrado na Argentina sua verdadeira vocação. Sem a rusticidade que a caracteriza em sua terra natal, a Malbec argentina dá origem a vinhos generosos e encorpados, de grande personalidade, muito apreciados hoje em todo o mundo. O vinho é estruturado e pleno, com sabor vivo e taninos maduros. A Malbec é hoje a segunda uva mais plantada no país, perdendo apenas para Bonarda, mas é de longe a mais importante, por seus inegáveis atributos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário