segunda-feira, 12 de julho de 2010

PESCA ESPORTIVA NA ARGENTINA

É um dos esportes mais prazeroso que incorpora a cada dia mais adeptos no mundo, e na Argentina se pode desfrutar este especial modo de estar em contato com a natureza e desfrutar paisagens paradisíacas, seja nos rios, lagos ou na imensidão do mar.

Desde a preparação dos equipamentos, a escolha do local, até o enigma do que se encontrará debaixo das águas, mantém vibrantes os desejos do pescador...

Na Argentina se pode pescar praticamente durante todo o ano, mas o verão é o período mais propício para aventurar-se neste especial esporte.

Algumas espécies: ( dependendo da época do ano e região)

Dourado; Surubi;Tubarão;Truta Arco Íris; Truta marrom; Corvina; Pacu; Peixe-rei;Merluza; Linguado; Falso salmão e outros.

Regiões:

São variadas as regiões que permitem a pesca esportiva na Argentina.

Litoral:

Uma das regiões preferidas para peixes de água doce ou de rio, no noroeste do país, destacando-se o `dourado` que tem sua própria festa na província de Corrientes:

“FESTA NACIONAL DO DOURADO` onde participam amadores do país e de paises limítrofes.

Também encontram-se Surubi e “Manguruyú” entre outros peixes.

Cuyo:

Na região noroeste do país, nas províncias de Mendoza, San Luis e San Juán e províncias vizinhas, muito perto da majestosa Cordilheira dos Andes, se encontram “salmonados e peixe-rei”.

Como também na região central da província de Córdoba.

Na planície pampiana:

Províncias de “La Pampa”, “Buenos Aires”. Cidades de “Mar del Plata”, “Necochea”, “Bahia Blanca” e outras reconhecidas por suas variedades de espécies e

lugares para pesca tanto a beira-mar como nas embarcações.

As lagoas também se destacam como por exemplo: “Chascomús”, “Lobos”, “Guaminí”, etc, onde se encontram `peixe-rei e carpas`.

Já na Costa Atlântica , merluzas, tubarões, “corvinas vermelha e preta” e salmão do mar.

Patagonia Andina:

Numa paisagem maravilhosa acontecem as delicias dos amantes da pesca de salmonados, por meio do fly fishing, ou spinning e trolling nas correntezas dos rios e arroios, seus magníficos lagos com águas cristalinas, produto do degelo do altos cumes andinos que abundam desde as províncias de Rio Negro até o chamado “fin del Mundo”, a província, de “Tierra del Fuego” com seu famoso Rio Grande.

É abundante na Patagônia os lugares apropriados para acampar como também os guias locais que permitirão desfrutar ao máximo da estadia e pesca nesta região.

Patagônia Atlântica:

Recostada no mar Atlântico permite a pesca à beira-mar, em embarcações de alto mar e também a pesca submarina.

Em todas as modalidades e lugares se recomenda averiguar os regulamentos e temporadas de pesca esportiva, informações que podem ser obtidas nos postos de turismo de cada região.

É crescente a conscientização na Argentina da importância da devolução dos peixes a seu habitat natural.

Sugerimos a consulta do calendário de eventos de pesca esportiva.

Alguns sites relacionados:

www.turismo.gov.ar

www.argentinaturistica.com

www.welcomeargentina.com


Fonte: Câmara de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário