terça-feira, 13 de abril de 2010

Museu Carlos Gardel

Carlos Gardel foi um dos artistas argentinos mais populares da história , tanto local como internacionalmente e ainda hoje é um símbolo para os portenhos. O museu está instalado na última casa que o cantor residiu em Buenos Aires.

Gardel nasceu em 1890 em Toulouse, França, e chegou a Buenos Aires, com sua mãe, dois anos mais tarde. Foi criado no bairro Abasto, onde na década de 1910 começou a cantar canções camperas e "milongas"; mais tarde converteu-se no pioneiro do tango-canção . Sua forma de cantar continua sendo canônica.
Gardel gravou discos e protagonizou filmes na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos; também compôs temas que transformaram-se em clássicos, como "El dia que me quieras", "Arrabal amargo", "Volver" e "Cuesta abajo".
Morreu em um acidente aviatório em "Medellín", Colômbia, em 1935. Foi enterrado no cemitério do bairro Chacarita, onde sua tumba pode ser visitada.

Comprou a casa em 1927, que hoje abriga o museu, para sue mãe Berta, com quem a compartilhou até 1933, quando abandonou o país pela última vez. A construção, uma casa "chorizo", é típica da primeira metade do século XX.
O museu, que depende do governo portenho, exibe objetos pessoais de Gardel e exemplos de sua obra.

Localização: Jean Jaurès, 735
Bairro: Abasto
Inauguração : 2003
Colectivos (ônibus): 29, 41, 61, 62, 64, 68, 75, 99, 106, 118, 140, 188.
Subte (metrô): linha B, estação Carlos Gardel.
Web:
www.museos.buenosaires.gov.ar/gardel.htm


Fonte: Governo da Cidade de Buenos Aires.

Muito obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário