sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Uma terra cercada de água

Corrientes é uma província localizada no nordeste da Argentina. O nome vem dos rios Paraná e Uruguai. Portanto, a região também se chama de "Mesopotâmia". O território plano e vasto está coberto com grandes pântanos e lagos. É uma das mais importantes reservas de água da América do Sul.
Corrientes é uma capital encantadora, adornada com várias construções em estilo colonial, com uma bela paisagem. Ela também é famosa pelo seu carnaval animado e colorido que tem seu caráter especialmente a música de dança Chamamé (uma variante do Polka, misturados com elementos guarani).
A província também oferece turismo de aventura na reserva natural do Esteros do Iberá, que é nada menos que o Pantanal brasileiro em relação à fauna e a flora. E fazendo uma viagem no parque nacional
também pode ser encontrado Mburucuyá várias plantas silvestres e animais selvagens.

Também está à hidrelétrica de Yacyretá, um empreendimento argentino-paraguaio que está situado nos denominados Saltos de Apipe no rio Paraná, na divisa com o país vizinho. Foi escolhido este ponto estratégico para aproveitar os saltos do rio e a facilidade de conter as águas através de um represamento situado sobre três grandes ilhas, a paraguaia Yacyretá e as argentinas Talavera e Apipé. A central hidrelétrica gera, aproximadamente, 40% da energia que a Argentina consome.

As Reduções (ou Missões) dos Jesuítas dos arredores em Monte Caseros, a casa natal do Libertador José Francisco de San Martin, em Yapeyú e muitos outros atrativos fazem da província de Corrientes um lugar agradável e divertido para suas férias.

Esta província é uma delicia para os sentidos: um clima quente e acolhedor, as laranjeiras em seus entardeceres, o aroma a chipá recém-assado (pão de queijo feito com farinha de mandioca) e, o peixe grelhado, a amistosa melodia do chamamé e águas onipresentes.

Como viajar?

As províncias de Misiones, Corrientes, Formosa e Chaco são muito comunicadas com as cidades principais do país. Por meio de uma rede de rotas para as quais é necessário somar uma infra-estrutura boa de frasco de transporte e ar.

  • Estradas: a Rodovia Nacional N12 e N101, atravessa o Parque Nacional Iguazú. Naquela área não tem acostamento porque a proteção da floresta é priorizada.
  • Ponte Internacional: Deixar o país (para Brasil ou Paraguai) é indispensável levar o DNI, a identificação de identidade (da Polícia Federal) ou o passaporte.
  • Corrientes, Formosa, Resistência tem muitas linhas de coletivo, serviço de táxis e remises. Em Corrientes, os táxis não levam identificação, eles são carros comuns.




Fotos: divulgação
Texto publicado no Jornal Páginas em Português


Nenhum comentário:

Postar um comentário